10 de fevereiro de 2009

Autrália em Chamas


O "Inferno" do outro lado do mundo!!


Na Austrália, os bombeiros ainda lutam na tentativa de salvar cidades inteiras, desde sábado que que a onda de incêndios já arrasou 3 mil quilómetros quadrados e cerca de 1000 casas.

As vítimas apontam para as duas centenas, com tendência para aumentar, não está descartada a hipótese de o número de mortos chegar aos 300.

Kinglake e Marysville estão destruídas o número de vítimas é elevado e dramático.

Chegam histórias de pessoas que perdem a vida a tentar salvar os seus bens, os animais ou a tentar ajugar os outros, os que fogem às chamas nem sempre são bem sucedidos, os carros são apanhados pelas labaredas em fúria.

Brian Naylor- Antigo pivot do Channel Nine, foi das primeiras vítimas mortais identificadas, foi apanhado pelas chamas na sua residência, junto com a sua mulher.



Neeve Buchanan 9 anos McKenzie Buchanan 15 anos

Neeve e McKenzie foram encontrados consumidos pelas chamas, sua mãe continua desaparecida, fugiam das chamas enquanto o pai tentava ajudar os vizinhos.



Penny e Melanie Chambers de 21 e 22 anos

A sua morte chocou o grande número de amigos, conhecidas por serem irmãs muito unidas, com gosto pela vida e grandes amigas dos animais, morreram ao tentar salvar os seus cavalos, redeadas pelo fogo fugiram para a casa de uma vizinha, onde acabaram por morrer junto com os Buchanan e um neto da vizinha de 37 anos.

É extensa a lista de jovens e crianças que os pais procuram desesperadamente, maior a lista de de mortos já confirmados, a polícia admite que muitos não poderão ser identificados devido ao estado em que se encontram.

Gigantesca Operação Para Encontrar os Pirómanos
Várias centenas de milhares de terreno calcinado no sudeste australiano são agora o local de uma vasta operação policial para encontrar alegados responsáveis pela tempestade de fogo.

Os responsáveis serão acusados de assassino em massa.

Kevin Rudd, primeiro-ministro australiano: “Não existem desculpas para isto. Nada. Como disse ontem, isto é apenas assassínio em grande escala”.
Os Estados Unidos já ofereceram a sua ajuda, têm preparadas equipas para se deslocarem à austrália para ajudar a combater as chamas, a investigar os eventuais criminosos e a reabilitar terrenos.

Os incêndios florestais são frequentes na Austrália, mas este ano as condições são particularmente graves, com temperaturas a chegar aos 46,4 graus Celsius em Melbourne (não há registo de temperaturas mais elevadas no estado de Vitória), acompanhadas por ventos de mais de 100 quilómetros por hora.

0 comentários: